8/07/2011

Perdas e Ganhos do Festival Vale do Café.

            Mais uma vez aconteceu! Mas será que algo mudou? É uma das muitas perguntas que ficou.

            Ao se conversar com comerciantes locais, se percebe ter sido o ganho econômico muito pequeno. A não ser é claro como sempre para os donos de bares e restaurantes. E mesmo assim, alguns saíram perdendo não por falta de público, mas por não terem acreditado e na sexta feira (show da Mart'nalia) quando ao termino do show, várias foram às pessoas que se dirigiram a Exp. Oswaldo de A. Ramos em busca de um local e pasmem tinha lanchonete e bares fechados, e tirando o Varandas e Mafioso que estão sempre preparados os demais sem mesas suficientes perderam clientela.

            Lamentável para uma cidade que se pretende turística.

            Outro fator é o baixo número de leitos da cidade, segundo informação recebida encontra-se na casa de 200 leitos, isso é nada para uma Cidade Turística (será que é?)

            Em conversa com alguns turistas descobri estarem hospedados em Miguel Pereira, por não terem encontrado acomodações na cidade. Esse é um ponto que precisa com urgência ser revisto.

            E mais uma vez o pouco número de atividades no Palco da Praça foi o motivo de reclamações por parte do povo, que entende dever haver atividades o dia inteiro, pois é um desperdício aquele palco ficar armado e só ter atividades noturnas, com exceção do show da Bia Bedran que é sempre festejado pela criançada com grande alegria. Mas devia haver outras atividades, visto ser em período de férias, o que sem dúvida atrairia muito mais gente para a Praça.

            E há por parte da população o desejo de ter mais shows de apelo popular, como o foram os shows da Mart'nalia e do Ivan Lins por sinal esse último levou um grande número de público a praça, o que vem mostrar o que os moradores esperam realmente do Festival Vale do Café.

            É claro que se deve entender ser o Festival Vale do Café não uma festa da Cidade, mas sim um empreendimento comercial da Backstage, que entende serem as fazendas o maior filão então nada mais justo que invistam nos eventos voltados para as mesmas, no entanto é necessário voltar o olhar também para o público local, pois também é cliente.


Membros Família Imperial Brasileira, Presidente da Câmara Renatinho e sua esposa Damiana e funcionários na abertura da Exposição em foto de Juninho Gama
            Mas o grande mote do Festival no que diz respeito aos Eventos oferecidos ficou por conta da Exposição "A Família Imperial em Vassouras "ocorrida na Câmara dos Vereadores, por iniciativa de seu Presidente o Vereador Renatinho. Até sábado já havia recebido mais de duas mil pessoas, o que mostra o fascínio causado por nossa Família Imperial, mesmo a monarquia tendo sido extinta dando lugar a República, sua história ficou e marcou, o único país do Continente Americano a ter uma Nobreza de fato e de direito na figura de D. Pedro I e seus descendentes, o resto foi só figura decorativa, necessárias para a gestão do Governo Imperial do Brasil.
            E o agrado desse evento demonstra bem o que o turista vem buscar em Vassouras. Um pouco da memória de um período de esplendor, luxo e riqueza, no qual Vassouras era uma dos principais centros irradiadores devido a sua cultura cafeeira.

            E para que isso ocorra é urgente a criação de um Museu da História Local, onde se possa mostrar como viveram os ilustres barões com suas genealogias criadas ao gosto dos senhores barões que faziam questão de esquecer sua origem mestiça, provavelmente para eles uma vergonha. Mas mestiços ou não, negros ou não fizeram de Vassouras com seus cafezais incrustados em um lindo Vale cercado pelo "Mar de Morros em Meia Laranja" verdejante e pungentemente verde (ainda hoje), com um céu azul como nenhum outro. Sem deixar de esquecer a herança negra deixada em Vassouras, que pode ser vista em muitas da manifestação culturais da cidade, sendo uma das principais o fato de ser o berço do samba.

            Mas faltou samba, faltou evento para o Vassourense.

            E conforme Palestra proferida pelo Professor - Escritor José Carlos Tambasco - Vassouras precisa descobrir sua real vocação, pois não há mais como continuar tateando por diferentes caminhos sem chegar a lugar algum, onde o desemprego vai na contra mão do país.

            Mas fica a lembrança proporcionada pelo Evento da Casa da Câmara que de uma forma ou de outra mostrou qual o caminho a seguir.

            E fazendo uma correção a Palestra do Professor Tambasco, nem todo Poder Público está com os olhos fechados para nosso Patrimônio, acha visto o recente trabalho de restauração realizado na Câmara Municipal, a pedido de seu Presidente Renatinho e com o aval de seus pares. O que demonstra haver sempre uma luz ao final do túnel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário