Fanzine Volta e Meia

A Revista Fanzine Volta e Meia, pretende fazer a diferença, falar de tudo um pouco,principalmente das coisas da polis e de como melhorar a vida do cidadão nessas mil polis chamada Brasil, ou como visto na mais lida Enciclopédia  do momento a Wikipéida:  Pretendemos tratar da "Vida na polis, Aquela que que se divide em duas esferas: a privada, no caso entendemos que ainda diz respeito a seu patrimônio, ao casamento, à sua família e expressa pela sua casa e a esfera pública, expressa pelo espaço público urbano (ou político, pois era o espaço da polis) e suas instituições. Estas, dado que deliberavam e executavam directrizes e regras para a cidade, constituíam-se efectivamente como instituições políticas. De uma forma geral, ambas as esferas eram soberanas em si mesmas: assuntos privados não diziam respeito às discussões públicas, e vice-versa. Uma curiosidade interessante sobre a visão que os homens tinham sobre sua "cidadania": uma pessoa nascida em Atenas nunca diria "sou nascido em Atenas", ao invés disso ela diria "sou ateniense". Isso mostra que a relação pessoal com a pólis não era apenas com o território, mas era mais fortemente com a comunidade.
Entendemos ser necessário a uma volta por parte do povo de uma relação mais forte com seu território, com o que ocorre e o que é deixado de fazer, principalmente pelos dirigentes. 
Mas o por que do título Volta e Meia? Simples, tudo é  sempre um dar uma volta e meia, ou estamos sempre  vendo coisas acontecerem de novo, como dar uma volta ao passado.
Referência utilizada: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3lis



Artigos


Roteiro Histórico da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras.
Vassouras cidade histórica  e para seguir o Roteiro Histórico primeiramente deve-se passar pelo Centro de Documentação Histórica daí ir ao Colégio Regina Coeli (antigo Joaquim Teixeira Leite) mandado construir por Eufrásia Teixeira Leite - depois Casa da Hera pertencente ao Joaquim Teixeira Leite e posteriormente por suas filhas Francisca e Eufrásia, que sem filhos deixaram seus bens para a cidade. 

Praças da Vila de Vassouras


Praças Eufrásia Teixeira Leite – ao lado da Prefeitura




Câmara Municipal de Vassouras
espaço onde acontecem eventos esporadicamente.
Foto Casa da Câmara recebendo o evento "Família Imperial em Vassouras" Fotografo Juninho
Praça Barão de Campo Belo – principal

Foto do Quadro de como era a Praça Barão de Campo Belo existente na Câmara dos Vereadores

                                                                       Fotografado por:Sandra Candido

Praça Sebastião de Lacerda – atrás da Igreja
Praça Cristóvão Correa e Castro – em frente ao Cemitério
Praça ou largo Promotor Athayde Parreiras – em frente a Caixa Econômica
Praça Avelino Gomes – Madruga
Praça Major Felix Machado em Frente ao Eufrásia Teixeira Leite

Chafariz Pedro II na Praça Sebastião de Lacerda sugestão de D.Pedro II ao visitar a cidade em 1848
Bicas “Frade de Pedra” instaladas entre 1868/72

Manoel Congo – Maria Crioula sedição – rebelião estourada em 13/11/1838 – Serra de Santa Catarina (Paty) durou quase um mês em 11/12/1838 Manoel foi preso. E no ano seguinte em 6/9/1839 Manoel foi executado.
A última execução ocorreu em 8/6/1858
Fotografa:Sandra Candido

Palacete Barão de Itambé construído por José Joaquim Botelho. E adquirido pelo Barão em 1859

Painel contornando o altar mor de Antônio de Oliveira

Casa de Caetano Furquim – também se transformou em colégio (atual colégio Santos Anjos).

Benjamin Benatar e Miguel Levy judeus enterrados em área onde funcionava o antigo hospital da irmandade e o asilo - atualmente a casa está desativada devido a ter sofrido um incêndio que deveria estar em investigação

Estrada da Polícia – Estrada do Comércio

Ribeirão das Mortes (Barão de Vassouras) – seguindo o curso do Ribeirão das Mortes se chegava a onde hoje é o Centro de Vassouras
Garganta da rua do Bingue, levava a Paty do Alferes.
1ªs sesmarias de Francisco Rodrigues Alves e Luiz Homem de Azevedo demarcada em 1786 –
2ª Sesmaria das Cruzes – cedida a Miguel Ângelo Fagundes, essa sesmaria foi vendida ao Coronel Bento Luiz de Oliveira Braga em 1796.