8/08/2011

A Preparação da Campanha Eleitoral


A ACERPROS é uma empresa voltada para o segmento da gestão da informação e nesse sentido entende ser a Gestão da Campanha um dos passos para a obtenção do sucesso esperado em uma campanha eleitoral. Onde a campanha deve ser encarada com uma empresa. Uma empresa de responsabilidade ilimitada e tempo de duração limitado. Sendo montada para se vencer a eleição, com um tempo de duração previsto. Será fechada e baixará o CNPJ assim que o candidato prestar contas aos tribunais, rotina normalmente exercida por especialistas em contabilidade e legislação.
Buscando inspiração em Theodore Levitt, a empresa-campanha tem por objetivo mercadológico “Conquistar e manter eleitores para o candidato ao qual está servindo”. E toda a sua estrutura é montada em torno dessa candidatura, mantendo o comportamento o mais empresarial possível com atitudes como:
  • Obedecer a um organograma.
  • Ter tarefas claras distribuídas entre seus integrantes.
  • Prover-se de recursos para sua manutenção.  
O candidato (tal como o produto), nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores) tem que definir sua abordagem e para qual público se destina: Será um candidato de nichos ou votos pingados? Pretende se eleger com os votos dos fiscais da Receita, dos migrantes, dos professores, dos trabalhadores ou definir uma ideologia, uma bandeira?

A Importância das Pesquisas no Planejamento Inicial.

O planejamento empresarial define o comportamento da empresa diante do mercado e todas as suas variáveis. O mesmo processo vale para a empresa eleitoral. Com um planejamento correto, teremos nosso norte definido, saberemos a hora de tomar essa ou aquela atitude, detectamos os pontos fortes e fracos e o mais importante saberemos exatamente os anseios do eleitorado.
A bússola que aponta essa direção é a pesquisa. Portanto, antes de colocar o bloco na rua, com plataforma e bandeiras devemos ter um bom programa de pesquisas quantitativas e qualitativas. E, mais ainda, saber ler os resultados dessas pesquisas.
Em 2000, nas eleições municipais de Goiânia, as pesquisas apontavam para uma direção. Embora satisfeitos com o prefeito que administrava a cidade, mas não concorria à reeleição, todos os eleitores representados nos grupos ouvidos gostariam de ter uma experiência diferente da que vivenciavam com Nion Albernaz (este era o Prefeito à época). Claro que essa informação chegou a todos os comitês e coordenações de marketing, mas somente o candidato Pedro Wilson, por agilidade ou opção, adotou o slogan: “Pedro é diferente”. E agregou a ele o seu discurso e sua plataforma. O resultado não foi outro: Pedro Wilson foi eleito, embora estivesse, no começo do processo eleitoral, em terceiro lugar e distante do franco favorito.

Entradas e Bandeiras: as Plataformas.

Ao definir sua bandeira e se posicionar em um ponto estratégico na entrada do funil eleitoral o candidato diz ao que veio e está pronto para sair em campo em busca de votos.
As plataformas e idéias que serão defendidas, as propostas apresentadas, tudo isso deve estar em coerência com o que foi apontado pelas pesquisas qualitativas e quantitativas.
Surge mais uma vez um paralelo entre o marketing convencional e o eleitoral:
  • O produto pronto e acabado vai para a rua, enfrentar a vontade do consumidor.
  • O candidato vai para a campanha submeter-se à vontade do eleitor.
Começando aí a construção do discurso ou seja, dizer aquilo que precisa ser dito e o que ser ouvido.
O Produto Eleitoral está pronto para ser colocado ao alcance do seu público-alvo.
O Candidato fala, tem passado, tem história e compromissos. Ele não pode, de uma hora para a outra se transmudar em defensor de proprietários rurais para um baluarte do MST. Mudar a linguagem de homem do campo, ligado à produção agrícola e começar a falar o economês dos banqueiros.
Em teoria da comunicação isso tem um nome complicado: dissonância cognitiva. Ou seja, o candidato não é percebido pelo seu eleitorado como aquele ao qual deveria dedicar seus votos. Fica algo de falso no ar. E, diante da ameaça o eleitor procura um porto mais seguro.
Candidatos interessados entrar em contato via e-mail acerpros@gmail.com

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