6/06/2011

Curso: Gestão Parlamentar - Apresentado ao Presidente da Escola do Legislativo.

  Introdução 
    O Curso tem o objetivo de informar e atualizar aos membros do legislativo, tanto vassourense quanto a quem dele queira participar. E a idea pretendia é abrir mais do que um espaço, mas sim um lugar, onde não só aprendam as artes parlamentares, mas também as artes do pensamento filosófico de forma a que possam não só os atuais parlamentares, mais também postulantes a exercerem um dia a tão nobre missão de cuidar dos rumos de uma cidade.






  Apresentação   
     Trabalhar levando em conta qual o tipo de Gestão se pretende, levando em conta a informação vem se tornando, cada vez mais, importante na organização da sociedade contemporânea, dos negócios à ciência, da escola à vida cotidiana: transporte, alimentação, saúde, lazer, direitos, tributos, segurança, turismo - uma lista infindável. Em todas as esferas da vida a humanidade carece mais e mais de conhecimento especializado, para produzir e se desenvolver. Na esfera pública e privada o acesso a informações, analisadas e organizadas, passou a ser exigência estratégica para o sucesso dos negócios e das políticas. Ter informação disponível e trabalhada é vital para a gestão dos negócios, da empresa, da cidade, do Estado. As possibilidades de participação social, de cidadania e, até mesmo da democracia se alicerçam no direito à informação, ao mesmo tempo em que as facilidades trazidas pelas tecnologias da informação permitem avançar em propostas até agora impensadas.

Por que Gestão Parlamentar?
       As exigências da realidade contemporânea criaram demandas por cursos com conteúdos atualizados e flexíveis. Inúmeras iniciativas recentes têm procurado apresentar respostas a estas constatações partindo, principalmente, de instituições de ensino superior e de organizações ligadas ao setor público e privado.
E é neste contexto que se inscreve a criação do curso de Gestão Parlamentar, que pretende se constituir na interface dos saberes das ciências sociais,da tecnologia da informação, do direito legislativo, incorporando e articulando experiências consolidadas em outros campos já tradicionais como: Filosofia, História, Computação, Administração, Economia e Comunicação com aquelas de áreas mais recentes, como as várias disciplinas das Ciências Cognitivas, a Sociologia do Conhecimento e o campo da Gestão Parlamentar é ainda um campo em formação, por sua própria natureza, é interdisciplinar.
 
Objetivos
O curso de Gestão Parlamentar tem como objetivo geral informar e atualizar, o parlamentar e postulantes a serem futuramente parlamentares, de forma a se tornarem não só parlamentares, mais sim parlamentares empreendedores, capazes de compreender não só o papel que representam junto a comunidade que os elegeu, mas sim pessoas que podem trabalhar pela transformação, em um mundo onde a informação e a rapidez com que ela se propaga é a Tonica.
Objetivos Específicos:
  1. Compreender o papel do Gestor Parlamentar na sociedade e para as organizações públicas e privadas.
  2. Saber identificar as necessidades da sociedade civil para a elaboração de projetos, que levem ao desenvolvimento local.
  3. Conhecer as tecnologias da informação e saber empregá-las a favor de sua atuação parlamentar. 4
  4. Compreender os contextos sociais, econômicos e culturais da produção em acordo com a disseminação e uso da informação;
  5. Entender os contextos organizacionais para uma gestão efetiva de sua atuação parlamentar.
  6. Adotar conceitos éticos relativos a sua função e ao uso da informação, considerando sua influência cultural e seu potencial estratégico.
          Principais Atividades Profissionais
O Parlamentar não é um profissional de carreira, ele é sim, uma pessoa eleita para criar leis de forma a tornar possível a gestão de um município, assim como fiscalizar as ações do Poder Executivo no cumprimento dessas mesmas leis.
Mas o parlamentar também tem o papel social de saber ouvir a seus eleitores, e de buscar informações em fontes variadas, para atender necessidades dos diversos tipos de cidadãos que o procuram.
Onde Trabalhar 
A ação parlamentar se dá principalmente no âmbito da Câmara Municipal de onde atua, mas não ficando ai centralizado.
      Mercado
    Como o exercício do parlamentarismo não é profissão, mas há boas perspectivas de se eleger, quando demonstra ter um pensamento voltado para o bem do povo e para a vontade de ajudar o crescimento de seu país.
    E a sociedade passa, atualmente, por transformações muito rápidas, exigindo um grande volume de informações organizadas, que possam contribuir para a solução de problemas daí emergentes, levando ao eleitor procurar votar não mais em interesses paternalistas, mas em pessoas com conhecimento e empreendedoras, que possam realmente fazer a diferença.

Desenvolvimento da Carreira

Possibilidades de crescimento podendo chegar se houver empenho ao cargo Maximo de Presidente da República.
        Desenvolvimento de Habilidades
  • Capacidade de perceber, compreender e analisar as necessidades da sociedade.
  • Habilidade para trabalhar em equipe
  • Facilidade de comunicação com as pessoas
  • Senso de oportunidade
  • Disposição para aprendizagem contínuada
  • Criatividade, flexibilidade e dinamismo

O curso será aplicado em módulos, sendo:
  • Modulo I – Introdutório
  • Modulo II – Básico
  • Modulo III – Intermediário
  • Modulo IV – Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário